Curso/
Pensador Estratégico

“A evolução do homem passa,
necessariamente, pela busca do conhecimento.”

sun tzu

Inscreva-se na lista de espera para ser avisado quando lançarmos novas turmas.

curso

O curso Pensador Estratégico é 100% online; pode ser concluído no tempo do aluno, sem cronogramas apertados e inflexíveis. O curso navega o universo da estratégia por diversas vias: vamos ao passado procurar ideias e reflexões poderosas com filósofos e também com os grandes estrategistas de guerra, no entanto, também saltamos para os tempos atuais com a tecnologia, métodos e gestão de projetos para pensar a estratégia e a tomada de decisão de forma mais ampla. O Pensador Estratégico é uma combinação de curso de estratégia com desenvolvimento pessoal. Juntos vamos encarar questões conceituais de estratégia e negócios, mas também trabalhar tópicos de autoconhecimento, foco e gestão pessoal. O curso não fica aberto o ano inteiro já que a grade e tópicos abordados precisam de acompanhamento e cuidados especiais.

Ser estratégico deve ser uma prática, ou melhor, um estilo de vida. Não se deve pensar estrategicamente somente quando um problema ou emergência aparecem. Estratégia trata de uma visão global, madura e clara sobre o que se quer atingir e como será conquistado esse objetivo. É preciso aprender pensar estrategicamente, abandonar hábitos e práticas improdutivas, desenhar caminhos e soluções realistas e cuidar da execução para alcançar os resultados planejados.

os 3 pilares do
pensamento estratégico

Fazer estratégia não é algo que se coloca na agenda, mas sim uma prática que deve acontecer o tempo todo, como um processo de pensamento que está entrelaçado a tudo. O pensamento estratégico é uma prática consciente de reflexão que busca antecipar, interpretar e planejar. O pensador estratégico evita agir sem compreender a razão de cada uma de suas ações e possíveis consequências. Busca através da abstração criar inúmeros cenários para ampliar sua zona de visão, como um general que busca o alto da montanha para ver todo o contexto do conflito. Os 3 pilares do pensamento estratégico são:

Antecipar: É olhar para o futuro através da imaginação e visualizar o maior número de desdobramentos possíveis. Quem antecipa imagina vários cenários e seus detalhes. Antecipar é trazer para o momento presente algo do futuro, algo ainda impalpável, mas que pode moldar a tomada de decisão. Antecipar é bombardear nosso objetivo com o máximo de hipóteses.
Interpretar: Após um processo de antecipação e visualização é preciso interpretar as hipóteses junto de outras fontes de informação e pesquisa. Interpretar é levar a informação para o nível do conhecimento; é o processo de significação e entendimento. Ter somente a informação ou a hipótese não basta, é preciso provocar e estressar o problema. Através da introspecção e da reflexão vamos preenchendo as lacunas e formatando o saber. Interpretar é mergulhar no caos da informação e emergir com sua essência.
Planejar: Quem planeja leva menos sustos, uma vez que antecipa a execução e define um passo a passo para conquistar o objetivo. O planejamento define o que será feito, quando será feito, como e porquê. É importante entender que planejamento não é algo fixo, mas cíclico e dinâmico. Conforme o projeto se desenvolve é preciso reiniciar o fluxo de análises e ajustar o planejamento caso o contexto, recursos ou resultados se alterem.

Quer saber mais? Esse conteúdo faz parte do livro "Pensamento Estratégico é um Lifestyle", acesse o livro agora mesmo:

livro
pensamento estratégico
é um lifestyle

inscrição
e lista de espera

Inscreva-se na lista de espera para ser avisado quando lançarmos novas turmas. O curso aborda diversos tópicos e assuntos no universo da estratégia e autoconhecimento. Acompanhamos o aluno através de avaliações e LIVES pré-agendadas com toda turma. Por esses motivos lançamos turmas em datas específicas do ano, para que assim seja possível realizar um trabalho cuidadoso com cada aluno.